CONCLUÍDA A CONSTRUÇÃO DAS RAMPAS ENTRE AS RUAS ANTÓNIO FEIJÓ e ATOR JOSÉ CAMACHO COSTA
20 Julho, 2020
ACONTECEU A 20 DE JULHO DO ANO …
20 Julho, 2020

ACONTECEU A 19 DE JULHO DO ANO …

Aristide de Sousa Mendes com a família

EFEMÉRIDES

ACONTECEU A 19 DE JULHO DO ANO …

A 18 Julho de 1888 – Nasceu em Cabanas de Viriato, Aristides de Sousa Mendes de Amaral e Abranches, cônsul em Bordéus que contrariando ordens superiores protegeu cerca de 30.000 judeus perseguidos pelos nazis, concedendo–lhe vistos.
Com a invasão de França pelas tropas nazis, dezenas de milhares de refugiados começam a formar-se junto do consulado português em Bordéus, na esperança de aí obterem um visto para Portugal. Obrigado a respeitar a circular de Salazar que determinava a proibição expressa de concessão de vistos a quaisquer refugiados judeus, Sousa Mendes viveu, então, um terrível dilema: se concedesse vistos, arriscava a carreira diplomática e o sustento da sua família; se não o fizesse, todos aqueles milhares de pessoas teriam como destino os campos de concentração nazis. 

ANTA JUSTA e SANTA RUFINA – De Sevilha, do século III, irmãs, viviam da cerâmica, mas recusavam–se a vende–la para festas em honra de deuses romanos, quando um grupo de pagãos esmagou a sua mercadoria, tendo elas retaliado com a destruição dum ídolo pagão. Levadas ao governador de Sevilha, Diógenes, declararam–se cristãs, pelo que foram torturadas numa roda, tendo ambas recusado a abjurar. Justa morreu na roda e Rufina foi estrangulada. Justa é a padroeira dos oleiros e de Sevilha.

 

2781 a.C. – Data assumida como a de início do calendário egípcio criado na XII dinastia.

711 – Forças muçulmanas comandadas por Tariq ibn Zyad derrotaram os visigodos liderados pelo seu rei Rodrigo, na batalha de Guadalete, assumindo o controlo da península Ibérica.

1333 – Declarada a última batalha das guerras da independência escocesa, a Batalha de Halidon Hill.

1814 – Nasceu em Hartford, Connecticut, Samuel Colt, inventor da primeira pistola prática de seis tiros com cilindro removível, a Colt45, patenteada em Inglaterra em abril de 1835.

Construiu em 1836 a sua primeira fábrica de armas, a Patent Arms Co., em Paterson, New Jersey, nos EUA, uma das mais antigas do ramo no país, onde iniciou a produção de revólveres e de rifles por ele mesmo desenhados.

Após a sua falência fundou em 1842 a empresa Patent Arms Manufacturing Co., que se afirmou fabricando armas para serem usadas na guerra do México e passou a abastecer de armas os U.S. Dragoon e os Texas Rangers, ampliou os seus negócios numa fábrica em Inglaterra. Faleceu em 10/1/1862.

1823 – Foram presos em Portalegre um número indeterminado de réus, entre os quais, Mouzinho da Silveira, acusados de terem difundido a seita dos pedreiros-livres, aproveitando–se de ser o governador, bem como, por ter promovido duas lojas em Setúbal.

1848 – Teve início a Convenção de Seneca Falls, em Nova Iorque, sobre os direitos da mulher, tendo a família Bloomer aí a sua primeira intervenção sobre o feminismo.

1853 – Autoridades de Nova Iorque foram autorizadas a adquirir por cinco milhões de dólares, uma área da Ilha de Manhattan, para dotar a cidade de espaços verdes, o Central Park foi inaugurado em 1859.

1862 – Em Buffington Island, Ohio, o general confederado sulista John Hunt Morgan, tentou um ataque surpresa em direção ao norte, que foi abortado quando uns dos contingentes dos seus homens foram capturados quando tentavam fugir, atravessando o rio Ohio, durante a guerra civil norte-americana.

1863 – Nasceu em Linz, Hermann Bahr, escritor e dramaturgo expressionista austríaco, intelectual influente, porta–voz do movimento Secessão de Viena, obras relevantes, ‘Expressionismo’, ‘Zur Ktitic der Moderne’, ‘Das Konzert’ e ‘Der Meister’. Faleceu em 15/1/1934.

1883 – Fundado o Asylo Filipa de Vilhena para acolhimento de crianças abandonadas e uma escola para meninas pobres pela Loja Filipa de Vilhena, cujo mentor fora Mariano Cordeiro Feio e tinha um quadro de pessoal constituído só de mulheres.

1886 – Morreu de tuberculose em Caneças, o poeta José Joaquim Cesário Verde.

1888 – Nasceu em Cabanas de Viriato, Aristides de Sousa Mendes de Amaral e Abranches, licenciado em direito por Coimbra, monárquico, diplomata, cônsul na Guiana Francesa, Zanzibar, Curitiba, San Francisco da Califórnia, São Luís de Maranhão, Porto Alegre, Vigo, Antuérpia, onde o Rei Leopoldo II, o condecorou. Em 1938 foi nomeado cônsul em Bordéus por Salazar e em 17/6/1940 contrariando ordens superiores protegeu cerca de 30.000 judeus perseguidos pelos nazis, concedendo–lhe vistos.

Salazar condenou–o a um ano de inatividade e depois aposentou–o sem qualquer vencimento, ele que era pai de catorze filhos.

Terminada a II Grande Guerra Mundial, com a vitória dos aliados, dirigiu uma carta à assembleia nacional, reclamando em vão contra o castigo que lhe fora imposto.

Em 1967 Yad Vashem, autoridade estatal israelita para a recordação dos mártires e heróis do holocausto, homenageou–o com a mais alta distinção, a medalha com a inscrição do Talmude “Quem salva uma vida humana é como se salvasse um mundo inteiro”, e em 1998 a Assembleia da República procedeu à sua reabilitação oficial (3/4/1954).

1889 – Nasceu em Guimarães, Abel de Lima Salazar, médico por Coimbra, investigador, professor e artista, deixou vasta obra científica publicada, ‘Função Social da Universidade’, ‘Notas Sobre a Filosofia da Arte’ e ‘A Posição Atual da Ciência, da Filosofia e da Religião’, pedagogo, ensaísta, desenhador, gravador, artista plástico neorrealista e escultor, republicano, democrata, doutrinador progressista, é na cidade invicta que se estabelece como médico de profissão, lecionou na faculdade, nomeado prof. catedrático de histologia e embriologia na Universidade do Porto, onde exerceu clínica, acabou demitido da atividade docente com uma extensa obra científica participou nas revistas, Diabo, Sol Nascente, Afinidades, Cadernos da Juventude, Diabo, Ocidente, Pensamento, Portucale, Povo do Norte, Prometeu, Seara Nova, Síntese, O Trabalho, Vértice e Vida Contemporânea. Como investigador, fundou e dirigiu o Instituto de Histologia e Embriologia, reconhecido internacionalmente pela sua obra de investigação científica, dedicou–se ao desenho, gravura, pintura e escultura. Faleceu em 29/12/1946.

1890 – Nasceu em Tatoi, Atenas, Rei Georgios II da Grécia, sucedeu a seu pai, o Rei Constantino I, abandonou por hostilidades e a um plebiscito implementou a república, exilando–se na Roménia e em Londres, regressou em 1935/47 e afastado novamente, durante a invasão nazi na II Grande Guerra Mundial, a Grécia foi conquistada pela Alemanha e pela Itália, no final da guerra a questão monárquica levou à guerra civil em dezembro de 1944. Faleceu em 1/4/1947.

1894 – Nasceu em Beja, Manuel Bernardo Barbosa Sueiro, médico, professor, investigador científico em zoologia e anatomia, professor nas Faculdades de Ciências e de Medicina de Lisboa, deixou escrito, ‘Louis Pasteur’, ‘Manuel Constâncio’ e a comédia ‘Reginalda’, além do opúsculo ‘Influência Psicológica da Franco–Maçonaria em Portugal’ publicado em 1921. Compôs poemas sinfónicos inspirados no folclore tradicional, vice–pres. da secção de antropologia da Sociedade de Geografia de Lisboa, sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, sócio fundador da Sociedade Anatómica Luso–Hispano–Americana, sócio e sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, procurador à Junta Geral do Distrito de Beja em 1917 e vereador da C. M. Lisboa em 1922. Faleceu em 2/10/1974.

1898 – Nasceu em Berlim, Herbert Marcuse, filósofo naturalizado americano, abandonou a Alemanha com a ascensão de Hitler ao poder, condenou a democracia americana e a burocracia soviética, a sua rutura com o movimento comunista deram–lhe grande reputação na esquerda socialista, e da mesma destacamos, Eros e Civilização, Ideologia da Sociedade Industrial, Marxismo Soviético, Razão e Revolução e Sobre a Libertação. Faleceu em 29/7/1979.

1900 – Inaugurado o metro de Paris.

1903 – A primeira volta à França em bicicleta terminou em Paris, no Parque dos Príncipes.

1920 – António Joaquim Granjo substitui António Maria da Silva como primeiro–ministro.

1920 – Realizou–se em Nova Iorque a primeira convenção americana pelos direitos da mulher.

1925 – Revolta da marinha, liderada pelo almirante Mendes Cabeçadas, republicano conservador e maçon, vários implicados no 18 de abril fugiram da prisão de São Julião da Barra e tomaram o Bom Sucesso, marcharam para o quartel de telegrafistas e depois para a Ajuda, Mendes Cabeçadas proclamou a revolta no cruzador Vasco da Gama e tomou posição frente a Belém, o governo decretou o estado de sítio, com suspensão de garantias constitucionais em todo o país, frustrando a revolta.

1934 – Nasceu no Porto, Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro, advogado, democrata e político, licenciado em direito em Lisboa, em outubro/1969, juntamente com Pinto Leite, Pinto Balsemão, Magalhães Mota e Miller Guerra, entre outros, foi eleito deputado da Assembleia Nacional, constituindo com aqueles a chamada ala liberal, da qual fez parte até 25/1/1973, quando concluíram da impossibilidade de reformar o regime de Marcelo Caetano, após a revolução foi um dos fundadores do P.P.D.–Partido Popular Democrático, do qual foi presidente, deputado, ministro, formou a A.D. – Aliança Democrática com o C.D.S. e o P.P.M., venceu as eleições legislativas e foi primeiro-ministro. Faleceu num acidente de avião em camarate em 4/12/1980.

1942 – O almirante alemão Karl Dönitz ordenou aos seus últimos submarinos U–boat para retirarem das posições que ocupavam junto à costa dos E.U.A. em resposta às movimentações da esquadra norte-americana, na chamada Batalha do Atlântico durante a II Grande Guerra Mundial.

1943 – Roma foi bombardeada pela primeira vez pelos aliados, tendo morrido 617 pessoas, a Basílica de São Lourenço foi danificada, o Papa Pio XII deixou o Vaticano e visitou as vítimas.

1974 – O Cardeal Ratzinger perfeito da Sagrada Congregação do Vaticano, depois Papa Bento XVI, escreveu uma carta às conferências episcopais, reafirmando a atualidade do cânone 2335 do código do direito canónico que proíbe aos católicos sob pena de excomunhão de se inscrever–se em associações maçónicas ou semelhantes.

1974 – Fundado o C.D.S. – Centro Democrático e Social, partido do centro–direita, por Diogo Freitas do Amaral e Amaro da Costa.

1979 – Os rebeldes sandinistas depuseram o governo da família Somoza na Nicarágua apoiado pelos E.U.A.

1993 – Inaugurada a nova Ponte do rio Minho, ligando Portugal e Espanha.

 

 

Os comentários estão fechados.