ACONTECEU A 18 DE SETEMBRO DO ANO …

ACONTECEU A 17 DE SETEMBRO DO ANO …
17 Setembro, 2020
ACONTECEU A 21 DE SETEMBRO DO ANO …
21 Setembro, 2020

ACONTECEU A 18 DE SETEMBRO DO ANO …

Amilcar Cabral fundador do PAIGC

A 18 de Setembro de 1956, foi criado o movimento anti–colonialista P.A.I.G.C., por Amílcar Cabral, destinado a promover a luta armada pela independência da Guiné e de Cabo Verde.
O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, também conhecido pela sigla PAIGC, foi o movimento que organizou a luta pela independência da Guiné Portuguesa (Guiné-Bissau) e de Cabo Verde, que eram colónias de Portugal.

Após o fim da guerra de independência, o PAIGC tornou-se um dos grandes partidos políticos da Guiné-Bissau

Em 19 de Setembro de 1956, Amílcar Cabral, Aristides Pereira, Luís Cabral, Júlio de Almeida, Fernando Fortes, Elisée Turpin criam o Partido Africano da Independência/União dos Povos da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), defendendo a independência de Cabo Verde e Guiné Portuguesa de Portugal.[2][3]

Na década de 1950, a Guiné Portuguesa era a colônia mais pobre e menos desenvolvida da África, embora anteriormente tenha sido valorizada pela sua posição estratégica, uma vez que atuou como base de referência em Portugal em relação as colônias de Moçambique e Angola. Isto deu base para a formação de movimentos nacionalistas tanto na Guiné como em Cabo verde.

1657 – O Tratado de Wehlau-Bromberg foi assinado na cidade prussiana de Wehlau, atual Znamensk, entre a Polónia e Brandenburgo, Prússia durante o dilúvio sueco, onde o Marquês (margrave) Frederico Guilherme, revogou o seu juramento de lealdade à Polónia.

1761 – Proibido o transporte de escravos em Portugal.

1783 – Os irmãos franceses Joseph Michel e Jacques Étienne Montgolfier, foram co–inventores do balão de ar quente, cujo ensaio decorreu em Versailles na presença do Rei Luís XVI.

1802 – Nasceu em Monok, Hungria, Lajos Kossuth, advogado, jornalista, político radical e patriota húngaro, figura da revolução de 1848, que o levou a ser considerado o pai da democracia húngara, antes esteve preso como contestatário e após a revolução foi chefe do governo provisório, após o que declarou a independência da Hungria, tendo–o como pres., onde geriu os ataques austríacos, mas o seu regime acabou com a adesão da Rússia à guerra, tendo de se refugiar na Turquia, onde foi feito prisioneiro até 1851, viveu nos sucessivamente nos E.U.A., Inglaterra e Itália. Apesar de seus esforços não conseguiu regressar à pátria e escreveu ‘Memórias do Meu Exílio’. Faleceu em 20/3/1894.

1834 – Início do reinado da Rainha D. Maria II.

1836 – O governo setembrista de Passos Manuel e de Sá da Bandeira, decretou a abolição das corridas de touros de morte, por serem impróprias, bárbaras e inadequadas a um povo civilizado

1846 – Nasceu em Lobão, Tondela, António Cândido de Figueiredo, seminarista em Viseu, licenciado em teologia, abandonou prestes a ser ordenado, seguiu para Coimbra onde se formou em 1874 em direito, exercendo advocacia em Lisboa, gramático, filólogo, escritor, lexicógrafo e cultor da língua portuguesa, distinguindo–se o Novo Dicionário de Língua Portuguesa, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e governador civil de Vila Real, fundador da Sociedade Geografia e produziu ainda ‘Estrangeirismos’, ‘Ler e Escrever’ e ‘Gramática Sintética da Língua Portuguesa’, participante da Questão Coimbrã, escreveu em numerosas publicações, redator do Diário de Notícias, sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, de que foi pres., da Academia Brasileira de Letras, da Sociedade Asiática de Paris e da Real Academia Espanhola. Faleceu em 25/9/1925.

1865 – O carpinteiro George Mortimor Pullman recebeu a patente do primeiro vagão–cama.

1882 – Nasceu em Braga, Domingos Leite Pereira, bacharel em teologia, jornalista, professor e político republicano, presidente da Companhia de Seguros Douro e da Câmara Municipal de Braga, deputado, ministro e presidente do ministério e da Câmara de Deputados, opositor à ditadura e ao Estado Novo, iniciado maçon em 1911 no Triângulo de Braga, com o nome simbólico de Cândido dos Reis. Faleceu em 27/10/1956.

1888 – Realizou–se em Spa, Bélgica, o primeiro concurso de beleza feminina.

1893 – O primeiro país do mundo a permitir o voto das mulheres nas eleições, foi a Nova Zelândia.

1954 – Fundado o C.E.R.N. – Centro Europeu de Investigação Nuclear, o mais importante do mundo.

1956 – Criado o movimento anti–colonialista P.A.I.G.C., por Amílcar Cabral, destinado a promover a luta armada pela independência da Guiné e de Cabo Verde.

1962Salazar pressionado pela Igreja Católica fez publicar o decreto–lei nº 44.579 proibindo e punindo todos os atos de fomento, favorecimento e facilitação do exercício da prostituição.

1995Diogo Freitas do Amaral, foi o primeiro político português, a assumir a presidência da assembleia geral da O.N.U.

2004 – Terminou em Portugal o serviço militar obrigatório.

 

Os comentários estão fechados.