ACONTECEU A 16 DE SETEMBRO DO ANO …

ACONTECEU A 15 DE SETEMBRO DO ANO …
15 Setembro, 2020
JOÃO PEDRO GALHOFO RECANDIDATA-SE À PRESIDÊNCIA DO CDS ODIVELAS
16 Setembro, 2020

ACONTECEU A 16 DE SETEMBRO DO ANO …

Mayflower

A 16 de Setembro de  1620,  com 27m de comprimento, o barco Mayflower partiu de Plymouth, Inglaterra, levando 102 peregrinos, para dar início à colonização da Nova Inglaterra, na América do Norte. A rota inicial foi programada para ser realizada por dois barcos, Mayflower e Speedwell. A primeira viagem partiu de Southampton, Inglaterra a 5 de agosto de 1620, mas o Speedwell teve um rombo e voltou para ser reparado em Dartmouth. Numa segunda tentativa, o barco chegou ao Oceano Atlântico, mas uma vez mais viu-se forçado a regressar. Após uma reformulação dos planos originais a viagem definitiva fez-se apenas no Mayflower.

Com 102 passageiros e uma tripulação de 30 pessoas a bordo, cada família tinha um espaço muito pequeno com os seus pertences. A viga de suporte principal da embarcação rompeu-se num ponto e foi reparada com a ajuda de uma barra de aço. O Mayflower chegou a Renwes, no sul da orla da Península de Avalon em Newfoundland, onde recolheram água e provisões das famílias pesqueiras locais antes de navegar para Cape Cod. Tentaram aproximar-se do rio Hudson, mas viram-se forçados a mudar de curso devido ao mau tempo. Devido aos atrasos, os peregrinos não conseguiram chegar ao destino antes do Inverno.

Antes de desembarcar, os peregrinos redigiram e assinaram o Pacto do Mayflower. Mas, não conseguiram chegar à Virgínia, onde tinham permissão de terras. A 5 de Abril de 1621, o Mayflower, partiu da colônia de Plymouth no Massachusetts, regressando a Inglaterra a 6 de maio de 1621.

1394 – Morreu em Avinhão o primeiro Antipapa Clemente VII, convencido que ainda era o verdadeiro Papa.

1620 – Com 27m de comprimento, o barco Mayflower partiu de Plymouth, Inglaterra, levando 102 peregrinos, para dar início à colonização da Nova Inglaterra, na América do Norte.

1732 – Explosão do paiol de pólvora do Castelo de Campo Maior devido a uma tempestade, matando grande parte da população local.

1736 – Faleceu entoxicado por mercúrio em Haia, Gabriel Daniel Fahrenheit, sepultado na Kloosterkerk, Haia.

1745 – Nasceu em S. Petersburgo, Mikhail Illarionovich Golenishchev Kutuzov, marechal, destacou–se na guerra contra a Turquia, combateu e venceu Napoleão I, em 1812, considerado o patrono da pátria russa. Faleceu em 28/4/1813.

1774 – Nasceu no Porto, José Ferreira Pinto Basto, comerciante e industrial, presidente da Casa Pia. Liberal, deputado e senador. Faleceu em 23/10/1839.

1777 – Nasceu em Frankfurt, Nathan Meyer Rothschild, naturalizado inglês, banqueiro judeu, devido às informações soube do desfecho da batalha de Waterloo, o que lhe permitiu fazer fortuna na bolsa de Londres, o seu filho, o barão de Rothschild implementou um monopólio virtual de empréstimos internacionais, a muitos países. Faleceu em 28/7/1836.

1812 – Eclodiu o incêndio de Moscovo. 

1852 – Nasceu em Almeirim, Ernesto Júlio de Carvalho e Vasconcelos, vice–almirante, professor e geógrafo, secretário perpétuo da Sociedade Geografia, desenvolveu trabalhos hidrográficos e oceanográficos, deputado progressista e presidente da Câmara de Deputados. Faleceu em 15/11/1930.

1855 – Inauguradas em Lisboa, as primeiras estações do telégrafo, no Terreiro do Paço, Necessidades e Cortes.

1887 – Nasceu no Porto, João Evangelista Campos Lima, advogado, jornalista, professor e escritor, republicano e anarquista. Faleceu em 15/3/1956.

1917 – Nasceu em Oliveira de Azeméis, Maria Julieta Guimarães Gandra, médica ginecoligista, antifascista, militante do P.C.P., militante anti–racista desenvolveu ação em Angola, apoiante de Humberto Delgado, apoiante do M.P.L.A., julgada em tribunal militar por conspiração e sem defesa foi condenada a quatro anos de prisão, em 1964 debilitada em Caxias foi considerada pela Amnistia Internacional a prisioneira do ano, viveu uma relação homossexual com a militante Fernanda Tomás, que causou muitos transtornos na prisão onde se conheceram, que durou até à morte desta em 1984. Faleceu em 8/10/2007.

1974 – Faleceu em Lisboa, Fernando Baeta Byssaia Barreto Rosa.

1975 – Independência da Papua–Nova Guiné.

1977 – Faleceu de ataque cardíaco em Paris, Maria Kalogheropoulos, Maria Callas.

1980 – Faleceu de causas desconhecidas em Genebra, Jean Piaget.

1982 – Massacre de refugiados palestinianos nos campos de Sabra e Shatila, em Beirute ocidental, por milícias cristãs libanesas.

1985 – Descoberto no Quénia um exemplar do homo–erectus.

2001 – Inaugurada em Tondela, a centésima biblioteca pública do país.

Os comentários estão fechados.