CONCLUÍDAS OBRAS DE REAQUALIFICAÇÃO NO BAIRRO DA CODIVEL
16 Julho, 2020
ACONTECEU A 17 DE JULHO DO ANO …
17 Julho, 2020

ACONTECEU A 16 DE JULHO DO ANO…

A 16 de Julho de 1969 , realizou-se o lançamento da missão Apollo 11, a primeira missão tripulada a chegar à Lua.

ACONTECEU A 16 DE JULHO DO ANO…

1945, explodiu no Novo México, E.U.A., a primeira bomba atómica, iniciando a era nuclear.
1969, realizou-se o lançamento da missão espacial norte-americana Apollo 11 no centro espacial Kennedy, Flórida, primeira missão tripulada a chegar à Lua.

 

622 – Maomé fugiu de Meca para Medina, para pregar uma nova religião monoteísta, que rapidamente se expandiu nas nações árabes, este dia é o primeiro dia do calendário muçulmano, a igreja católica era governada pelo Papa Bonifácio V, de acordo com o Corão, foi a partir da rocha que existe no centro da mesquita de Al–Aqsa, que Maomé ascendeu ao céu, mesquita enquadrada na esplanada das mesquitas, em Jerusalém, envolvendo o muro das lamentações, desígnio judaico.

1054 – Depois da morte do Papa Leão IV, e durante a vacatura de um ano do cargo, uma bula de excomunhão de delegados que agiram por contra própria, contra o bispo de Constantinopla, Miguel Cerulario e seus auxiliares, no altar de Hagia Sofia, iniciando a rutura até hoje, entre as igrejas do ocidente e do oriente, o grande cisma, afastando Constantinopla de Roma, o Bispo Cerulario questionou o uso do pão ázimo na Eucaristia em vez do pão fermentado, o casamento, o divórcio, o primado do papa, etc.

1212 – Travou–se a Batalha de Las Navas de Tolosa que consolidou o domínio cristão sobre os árabes.

1228 – Foi canonizado Francisco de Assis pelo Papa Gregório IX, na atual Basílica de São Francisco de Assis, Itália.

1482 – Foi impresso o primeiro atlas mundial, desenhado por Claudius Ptolemy.

1661 – O Banco de Estocolmo emitiu as primeiras notas na Europa.

1769 – O padre franciscano e missionário espanhol Junípero Serra fundou a primeira missão católica na Califórnia, em San Diego, tendo na fronteira içado o estandarte real de Espanha e deu o nome à missão de San Diego de Alcalá.

1790 – A assinatura do ‘Residence Act’ que deu ao então presidente americano George Washington, o poder de escolher o local onde seria construída a nova capital americana.

1834 – A Câmara Municipal de Lisboa editou o regulamento dos serviços de incêndio da capital criando a primeira companhia de sapadores bombeiros do concelho.

1872 – Nasceu em Oslo, Noruega, Roald Engelbregt Gravning Amundsen, explorador norueguês, primeiro homem em 14/12/1911 a chegar ao pólo sul, tendo na sua viagem inicial partido da Ilha da Madeira com o seu barco Fram, mas devido a ter tido conhecimento que o seu objetivo já havia sido conseguido por Robert Peary, mudou seus planos para a Antártica. Faleceu em fevereiro de 1928 no mar de Bering.

1877 – Inaugurado em Lisboa o Hospital de D. Estefânia, tomando o nome da mulher do Rei D. Pedro V.

1917 – Os bolcheviques iniciaram as ações para tomar o poder na Rússia, que culminaram na revolução russa.

1918 – Morreu executado em Ekatarinburgo, Nicolau II e família, ex–czar da Rússia, o funeral oficial só veio concretizar–se em 17/7/1998.

1926 – Publicadas as primeiras fotografias subaquáticas pela National Geographic.

1930 – O Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil.

1945 – Explodiu no Novo México, E.U.A., a primeira bomba atómica, iniciando a era nuclear.

1956 – Faleceu vítima de acidente de viação em Campo, Valongo, Américo Monteiro de Aguiar, Padre Américo.

1969 – Franco escreveu a Juan de Bourbon, Conde de Barcelona, anunciando–lhe a nomeação de Juan Carlos como seu sucessor, devido às suas muitas virtudes e por se encontrar preparado, desejando que tal nomeação não afetasse as relações pai–filho. Juan de Bourbon emocionou–se afirmando “Qué cabrón!”.

1969 – Lançamento da missão espacial norte-americana Apollo 11 no centro espacial Kennedy, Flórida, primeira missão tripulada a chegar à Lua.

Neil Armstrong

Apollo 11 foi um voo espacial tripulado norte-americano responsável pelo primeiro pouso na Lua. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin alunissaram o módulo lunar Eagle em 20 de julho de 1969 às 20h17min UTC. Armstrong tornou-se o primeiro humano a pisar na superfície lunar seis horas depois já no dia 21, seguido por Aldrin vinte minutos depois. Os dois passaram por volta de duas horas e quinze minutos fora da espaçonave e coletaram 21,5 quilogramas de material para trazer de volta à Terra. Michael Collins pilotou sozinho o módulo de comando e serviço Columbia na órbita da Lua enquanto seus companheiros estavam na superfície. Armstrong e Aldrin passaram um total de 21 horas e meia na Lua até reencontrarem-se com Collins.

 

1973 – Marcelo Caetano anunciou a decisão de travar o processo de liberalização em curso, a chamada primavera marcelista, prometida em 1968 e nunca implementada.

1996 – Criada em Lisboa a C.P.L.P. – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, formada pelos países de expressão portuguesa, com o objetivo de promoção da língua comum.

1999 – John F. Kennedy, Jr., de 38 anos, filho do presidente assassinado em 1963 desapareceu quando pilotava um avião de turismo acompanhado por sua mulher, Carolyne Bessette, e sua cunhada, Lauren, frente à Ilha de Martha’s Vineyard.

Os comentários estão fechados.