ACONTECEU A 15 DE SETEMBRO DO ANO …

CAIU NA REDE COM HUMOR …
15 Setembro, 2020
ACONTECEU A 16 DE SETEMBRO DO ANO …
16 Setembro, 2020

ACONTECEU A 15 DE SETEMBRO DO ANO …

António Arnaut - criador do Serviço Nacional de Saúde

No dia 15 de Setembro de 1979, foi publicada em Diário da República a lei nº 56/79, que criou o Serviço Nacional de Saúde, da autoria do ministro e deputado António Arnaut. concretizando o direito à proteção da saúde, a prestação de cuidados globais de saúde e o acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, nos termos da constituição.

Nos últimos 40 anos, o SNS gerou ganhos em saúde que colocaram Portugal num lugar cimeiro no que se refere à qualidade de vida de milhões de cidadãos e reduziu muitas das desigualdades na sociedade portuguesa.

Ao longo destas quatro décadas, Portugal manteve-se entre os países da OCDE com menores taxas de internamento por problemas de saúde sensíveis aos cuidados de saúde primários e à diminuição da incapacidade permanente. Temos assistido ao aumento da esperança de vida saudável à nascença para homens e mulheres, à diminuição da percentagem de pessoas que consideram não ter as suas necessidades de saúde satisfeitas, bem como ao aumento da percentagem de portugueses que classificam a sua saúde como boa ou muito boa.

1590 – Giambattista Castagna, eleito Papa Urbano VII, morreu de malária dia 27/1.

1765 – Nasceu em Setúbal, Manuel Maria Barbosa du Bocage, poeta, alistou–se na marinha e desiludido com a experiência desertou para a China e Macau, regressando a Lisboa, teve uma vida literária agitada e boémia, bebendo os ideais da revolução francesa. Fez parte do movimento Nova Arcádia, com o pseudónimo de Elmano Sadino, liberal e jacobino, em 22/3/1798 foi entregue à inquisição e transferido do Convento de São Bento ou Limoeiro, para as Necessidades pela sua epístola ‘Pavorosa Ilusão da Eternidade’ e ainda publicou em vida, ‘Rimas’ e ‘Obras Completas’. Faleceu em 21/12/1805.

1820 – Levantamento em Lisboa, na sequência da do Porto em 24/8/1820,

1820 – Tocado pela primeira vez no Teatro São Carlos, em Lisboa, o Hymno Constitucional, da autoria do maestro napolitano Carlo Coccia, diretor do teatro.

1857 – Nasceu em Cincinati, Ohio, William Howard Taft, advogado, juíz, político conservador, governador das Filipinas, secretário de estado da Guerra, 27.º presidente dos E.U.A., de 1909/13, na política externa, substituiu o intervencionismo militar pela influência económica do dólar, enquanto na política interna endureceu as leis anti–monopolistas, a sua recusa em aplicar diversas reformas levou Roosevelt a provocar a cisão da ala mais liberal do Partido Republicano, que foi denominado em 1912 de Partido Progressista. Faleceu em 8/3/1930.

1890 – Nasceu em Torquay, Agatha Christie, romancista e dramaturga inglesa, viveu na Síria e no Iraque, escreveu cerca de uma centena de obras, muitas dedicadas a crimes, destacamos, ‘Assassinato na Mesopotâmia’, ‘Morte no Nilo’ e ‘Cortina’. Faleceu em 12/1/1976.

1892 – Nasceu na Quinta das Felgueiras, Vila Nova de Famalicão, Arthur Cupertino de Miranda, filho de um casal de abastados lavradores,  tornou–se pela sua visão financeira e profícua atividade numa das maiores figuras da banca portuguesa, em 1919, abriu no Porto a Casa Bancária Cupertino de Miranda & Irmão, Lda., transformada em 1942 no Banco Português do Atlântico, fundou a Lusotur e concebeu Vilamoura, dinamizou várias indústrias, recebeu inúmeras condecorações e consta que em 1919 era secretário do então Partido Socialista. Faleceu em 13/7/1988.

1902 – Nasceu em Lisboa, Carlos Ernesto de Sá Cardoso, engenheiro, funcionário da Junta Autónoma das Estradas, oposicionista ao Estado Novo, apoiante das candidaturas de Norton de Matos e Quintão Meireles, escreveu ‘Memórias Duma Época’ e ‘Apontamentos Políticos’. Faleceu em 4/3/1984.

1916 – Utilizados pela primeira vez tanques militares, pela Inglaterra.

1917 – Kerensky proclamou a república da Rússia.

1923 – Miguel Primo de Rivera, marquês de Estella, capitão general da Catalunha, tomou o poder em Madrid à frente de um diretório militar, em 24/4/1924 lançou um partido de apoio ao movimento ditatorial a Unión Patriótica.

Hugo Pratt

1927 – Nasceu em Rimmi, Hugo Eugenio Pratt, guionista, autor de banda desenhada e concebeu Corto Maltese, viveu treze anos na Argentina, na sua vasta obra há referências expressas a iniciações maçónicas, foi iniciado maçon em 19/11/1976 na Loggia Hermes em Veneza elevado em novembro de 1989 ao Grau 4 do Rito Escocês Antigo e Aceito. Faleceu em 20/8/1995.

1935 – Aplicadas as leis de Nuremberga, por Hitler, banindo os judeus, e tornaram a cruz suástica o símbolo do poder alemão.

1936 – Franco assinou em Espanha um decreto proibindo a maçonaria no seu país, iniciando um período de dura perseguição e chacina, formando um tribunal para julgar maçons, comunistas e demais sociedades secretas clandestinas, foram processados 80.000 espanhóis quando só haviam 15.000 membros, a falange franquista saqueou o templo maçónico de Tenerife, tendo depois organizado visitas pagas à Câmara de Reflexões, por meia peseta.

1982 – Criado em Portugal o jogo do Totoloto, cujo primeiro concurso se realizou em 30/3/1985.

1979 – Foi publicada em Diário da República a lei nº 56/79, que criou o Serviço Nacional de Saúde, da autoria do ministro e deputado António Arnaut.

Os comentários estão fechados.