ACONTECEU A 14 DE SETEMBRO DO ANO …

INICIADAS AS OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE DIA DO OLIVAL BASTO
12 Setembro, 2020
CAIU NA REDE COM HUMOR …
15 Setembro, 2020

ACONTECEU A 14 DE SETEMBRO DO ANO …

Napoleão entra em Moscovo dia 14 de setembro de 1812

A 14 de Setembro de 1812 , “Napoleão entrou Moscovo, depois de o exército russo ter recuado. Mas, por essa altura, os russos tinham já evacuado a cidade e até libertado criminosos das prisões para complicar o avanço francês. Além disso, o governador, o conde Fyodor Rostopchin, ordenou que a cidade fosse incendiada. O Imperador Russo, Alexandre I, recusou-se a capitular, e as conversações de paz iniciadas por Napoleão falharam. Em Outubro, sem um sinal de vitória claro, Napoleão começou a sua retirada desastrosa de Moscovo, durante o período de chuvas e lama habituais no Outono russo”.

1321 – Morreu em Ravena, Durante di Alighieri, Dante, com malária, nascido em Florença em abril ou maio de 1265, o maior expoente da poesia, glória literária de Itália na idade média,  ‘Vida Nova’ e ‘A Divina Comédia’, são as suas obras–primas.

1523 – Faleceu o Papa Adriano VI, o único papa holandês e o último papa não italiano até ao Papa João Paulo II.

1732 – A polícia de Paris publicou uma lei proibindo todas as associações maçónicas..

1737 – O chefe da polícia francesa, René Hérault, proibiu que os donos de tavernas permitissem reuniões.

1752 – O império britânico adotou o calendário gregoriano, saltando 11 dias, o dia anterior foi 2 de setembro.

1760 – Nasceu em Florença, Luigi Cherubini, músico e compositor, aluno de Sarti em Bolonha, escreveu a primeira ópera com dezanove anos ‘Il Quinto Fabio’, viveu em Londres e Paris, onde foi diretor do Teatro Feydeau, professor e diretor do conservatório, outras obras, ‘Ldoiska’ e ‘Demophoon’. Faleceu em 15/3/1842.

1812 – Invasão de Moscovo pelas tropas de Napoleão.

1849 – Nasceu em Ryazan, Ivan Petrovich Pavlov, médico fisiologista russo, formado na Universiade de S. Petersburgo, professor, investigador científico, pioneiro no estudo da fisiologia do coração, pelas suas experiências no campo dos reflexos do corpo demonstrou os reflexos condicionados e incondicionados em cães, e que influenciaram o desenvolvimento das teorias comportamentais da psicologia até às primeiras décadas do século XX, o seu trabalho aplicado às glândulas digestivas deu–lhe o Prémio Nobel da Medicina em 1904, escreveu a notável obra ‘Reflexos Condicionados’, em 1926, opositor notável ao regime comunista instalado. Faleceu em 27/2/1936.

1852 – Faleceu com um acidente vascular cerebral na sequência de uma série de ataques epiléticos no Walmer Castle, Arthur Wellesley Wellington, Duque de Wellington, o seu corpo está depositado na Catedral de S. Paul em Londre

1901 – Foi assassinado pelo anarquista Leon Czolgosz, em Buffalo, Nova Iorque, William McKinley, maçon norte–americano, durante visita à Exposição Pan–Americana e sucedeu–lhe Franklin Roosevelt.

1917 – Proclamada a república na Rússia.

1923 – Instalada a ditadura em Espanha, por Primo de Rivera.

1930 – O eleitorado alemão elegeu 107 deputados nazis para o seu parlamento, transformando–o no principal partido.

1960 – Faleceu no Porto, Eduardo Ferreira dos Santos Silva, inumado no Cemitério Prado do Repouso.

1960 – Formada em Bagdade a O.P.E.P. – Organização de Países Exportadores de Petróleo, com o objetivo de estabilizar os preços.

1970 – O Papa Paulo VI dissolveu os corpos policiais pontifícios, exceto a Guarda Suíça, ou seja, a Guarda de Honra, que existia desde 1485, a Guarda Pontífice (1816) e a Guarda Palatina (1850).

1981 – O Papa João Paulo II publicou a encíclica Laborem Exercens.

“É MEDIANTE O TRABALHO que o homem deve procurar-se o pão quotidiano [1] e contribuir para o progresso contínuo das ciências e da técnica, e sobretudo para a incessante elevação cultural e moral da sociedade, na qual vive em comunidade com os próprios irmãos[…] O trabalho é uma das características que distinguem o homem do resto das criaturas, cuja actividade, relacionada com a manutenção da própria vida[…] comporta em si uma marca particular do homem e da humanidade, a marca de uma pessoa que opera numa comunidade de pessoas; e uma tal marca determina a qualificação interior do mesmo trabalho e, em certo sentido, constitui a sua própria natureza”. (Exerto da encíclica Laborem Exercens)

1984 – Concretizada a primeira a travessia direta do Atlântico num balão de ar quente, por Joseph Kittinger.

1998 – O Papa João Paulo II publicou a  encíclica Fides et Ratio.

“Tanto no Oriente como no Ocidente, é possível entrever um caminho que, ao longo dos séculos, levou a humanidade a encontrar-se progressivamente com a verdade e a confrontar-se com ela. É um caminho que se realizou — nem podia ser de outro modo — no âmbito da autoconsciência pessoal: quanto mais o homem conhece a realidade e o mundo, tanto mais se conhece a si mesmo na sua unicidade, ao mesmo tempo que nele se torna cada vez mais premente a questão do sentido das coisas e da sua própria existência. O que chega a ser objecto do nosso conhecimento, torna-se por isso mesmo parte da nossa vida. A recomendação conhece-te a ti mesmo estava esculpida no dintel do templo de Delfos, para testemunhar uma verdade basilar que deve ser assumida como regra mínima de todo o homem que deseje distinguir-se, no meio da criação inteira, pela sua qualificação de «homem», ou seja, enquanto «conhecedor de si mesmo»”. (exerto da encíclica Fides et Ratio)

1999 – Kiribati, Nauru e Tonga aderiram à O.N.U.

2003 – Os suecos rejeitaram aderir ao €uro.

2003 – Por referendo a Estónia aprovou a sua adesão à União Europeia.

 

Os comentários estão fechados.