HISTÓRIAS NUMA VIDA «A PAIXÃO DO PANTUFAS»
13 Julho, 2020
ACONTECEU A 14 DE JULHO NO ANO …   
14 Julho, 2020

ACONTECEU A 13 DE JULHO DO ANO …

A 13 de Julho de 1958 – O Bispo D. António Ferreira Gomes escreveu uma carta a Salazar, contestando o regime corporativista e ditatorial, que o levou ao exílio em 1959.

ACONTECEU A 13 DE JULHO DO ANO …

 

1501 – Proibida toda e qualquer assembleia de pedreiros e carpinteiros, sob a forma de confraria, através dum decreto do parlamento francês.

1647 – Criada na Ribeira das Naus, Lisboa, a aula de fortificação e arquitetura militar.

1747 – Nasceu em Saint Cloud, Louis–Philippe–Joseph Orléans, 2.º Duque de Orléans, conhecido como Philippe Égalité, príncipe liberal, tornou–se líder da facção dos descontentes, exilado por protestar contra o rei, apoiou a revolução de 1789, o que gerou desconfianças entre republicanos, pois ao querer restabelecer a monarquia, perdia a confiança dos dois lados, em 1792 na convenção nacional votou a execução de Luís, no episódio da tomada da Bastilha, aclamado como herói, acusado de conspiração, preso e executado, maçon renegou essa qualidade, pelo que a sua espada de Grão-Mestre do Grande Oriente de França, foi simbolicamente quebrada em loja. Faleceu em 6/11/1793.

1793 – Morreu apunhalado pela monárquica Charlotte Corday d’Armont enquanto tomava banho na sua casa em Paris, Jean Paul Marat, francês de origem suíça, pondo termo a uma época de terror.

1832 – Descoberta a nascente do rio Mississipi no Largo Itasca, Clearwater, Minnesota.

1870 – Votada a infalibilidade do papa, no Concílio de Roma e que havia sido proposta pelo Papa Pio IX na encíclica Pater Eternus.

1878 – Na sequência da vitória da Rússia sobre a Turquia, foi redesenhado o mapa dos balcãs no Tratado de Berlim tornando a Sérvia completamente independente.

1882 – Nasceu em Chacim, Macedo de Cavaleiros, Jaime Alberto de Castro Morais, oficial da marinha, bacharel em medicina, republicano, governador da Índia, participou nas revoltas de 10/1/1919 e 3/2/1927 e no 5 de Outubro, exilou–se até à morte, juntando–se a Jaime Cortesão e fazendo parte do grupo oposicionista Os Budas, grande resistente antifascista,. Faleceu em 20/12/1973.

1886 – Nasceu em Atalaia da Barquinha, Custódio Maldonado Freitas, médico farmacêutico, republicano e carbonário, opositor ao Estado Novo, dirigiu o jornal Regionalista, diretor do Hospital das Caldas da Rainha, oposicionista esteve preso diversas vezes, pertenceu ao M.U.D. e à comissão de candidatura de Humberto Delgado. Faleceu em 15/4/1964.

1917 – A Irmã Lúcia, a que teve as visões em Fátima, revelou neste dia o segredo de Fátima, constituído por três partes, a inevitabilidade do inferno para os pecadores, a conversão da Rússia e o atentado a um papa. A pedido do bispo de Leiria, a vidente Lúcia formalizou por escrito o seu conteúdo em 17/6/1944, num envelope lacrado e entregue ao prelado, que dez anos depois entregou–a ao Vaticano, o terceiro segredo foi revelado em 26/6/2000 e foi relacionado ao atentado ao Papa João Paulo II em Fátima.

1923 – Constituída em Los Angeles, Hollywood, o símbolo da indústria cinematográfica norte–americana.

1930 – Início em Montevideu, Uruguai, do 1.º Campeonato Mundial de Futebol.

1931 – Encerrada a banca alemã até 5/8, iniciando uma crise financeira que se estendeu pela Europa Central.

1936 – Morreu assassinado por um grupo socialista, em represália pelo prévio assassinato pela extrema–direita do tenente Castillo, em Madrid, José Calvo Sotelo, deputado conservador, facto decisivo para o início da guerra civil espanhola, Franco iniciou a organização de forças rebeldes a partir de Ceuta.

1945 – A primeira arma nuclear da história que teve o nome de código Trinity, foi montada no deserto de de Alamogordo, Novo México, E.U.A., no chamado projeto Manhattan no âmbito da II Grande Guerra Mundial.

1958 – O Bispo D. António Ferreira Gomes escreveu uma carta a Salazar, contestando o regime corporativista e ditatorial, que o levou ao exílio em 1959.

1967 – Distúrbios raciais nos E.U.A. em Newark e Detroit, havendo a registar 63 mortes.

1988 – Abolida a pena de morte no Haiti.

1988 – Morreu em Lisboa, Arthur Cupertino de Miranda. Torna-se pela sua visão financeira e profícua atividade numa das maiores figuras da banca portuguesa. Em 1919, abre no Porto, com o seu irmão Augusto, a Casa Bancária Cupertino de Miranda & Irmão, Lda., transformada em 1942 no Banco Português do Atlântico.

Nos anos 60, adquire uma quinta no Algarve, com 1700 hectares, e concebe um grande projeto turístico, dotado de marina, hotéis, casino e campos de golfe, fundando deste modo a Lusotur.

Deu vitalidade a várias empresas, como a Covina – Companhia Vidreira Nacional, a Covibra – Companhia Vidreira Brasileira, a Companhia de Fomento Colonial e a Sociedade Algodoeira de Portugal.

Institui uma Fundação com o seu nome, para fins de educação, cultura e assistência. Dela foi fundador, juntamente com sua mulher, e Presidente vitalício do seu Conselho de Administração.

Após a morte de sua mulher, fixou residência em Lisboa, onde faleceu em a 13 de Julho de 1988.

 

 

Os comentários estão fechados.