ACONTECEU A 11 DE AGOSTO DO ANO…
11 Agosto, 2020
ACONTECEU A 17 DE AGOSTO DO ANO …
17 Agosto, 2020

ACONTECEU A 13 DE AGOSTO DO ANO…

Muro de Berlim inicio da construção a 13 de Agosto de 1961

ACONTECEU A 13 DE AGOSTO DO ANO…

A 13 de Agosto de 1961 foi iniciada a construção do Muro de Berlim, junto às Portas de Brandeburgo, pretendo o governo da República Democrática da Alemanha, com a sua construção evitar a fuga de cidadãos do leste para o ocidente, o muro teve 110 kms de comprimento dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental  com ordens de atirar para matar (a célebre Schießbefehl ou “Ordem 101”) os que tentassem escapar, o que provocou a separação de dezenas de milhares de famílias berlinenses.

A distinta e muito mais longa fronteira interna alemã demarcava a fronteira entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. Ambas as fronteiras passaram a simbolizar a chamada “cortina de ferro” entre a Europa Ocidental e o Bloco de Leste. Antes da construção do Muro, 3,5 milhões de alemães orientais tinham evitado as restrições de emigração do Leste socialista e fugiram para a Alemanha Ocidental, muitos ao longo da fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental. Durante sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro quase parou todos os movimentos de emigração e separou a Alemanha Oriental de Berlim Ocidental por mais de um quarto de século.

Durante uma onda de contestação que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental Capitalista e Berlim Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o muro juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, em uma atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs. Mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover quase o todo da estrutura. A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990.

SANTO HIPÓLITO – Nasceu no império do oriente antes de 170, escritor e teólogo, em 217 censurou o Papa Calisto I, por ser brando em assuntos disciplinares e doutrinais, foi o primeiro Antipapa até 235, condenado à morte com o seu rival, o Papa Ponciano, pelo Imperador Maximiniano, que os mandou para a colónia penal da Sardenha, onde se reconciliaram antes de morrerem em 235, é invocado para a proteção e cura de cavalos.

523 – Foi designado o Papa João I.

1382 – Tokhtamysh invadiu e incendiou Moscovo.

1521 – Tenochtitlán, a atual Cidade do México, caiu perante as forças de Hernán Cortés e seus conquistadores e Cuauhtémoc foi capturado ao atravessar o Lago Texcoco.

1704 – Batalha de Blenheim, entre as tropas anglo–austríacas e as franco–bávara 

1765 – O Arquiduque Pietro Leopoldo sobe ao trono da Toscana como o Rei Leopoldo II e de imediato extingue o tribunal de inquisição no ducado.

1822 – O Rei D. Pedro I do Brasil nomeou D. Leopoldina da Áustria chefe do conselho de estado e princesa regente interina do Brasil.

1862 – Assinado o Tratado de Jien–Jsin, a China reconheceu a administração portuguesa em Macau.

1866 – Nasceu em Vila Perosa, Piemonte, Giovanni Agnelli, industrial, fundador da Fiat, foi seu presidente em 1920, uma das mais prósperas industrias mundiais, aplicou a experiência da Ford e o taylorismo, na produção em série, maçon. Faleceu em 16/12/1945.

 1875 – Nasceu no Porto, Carlos Malheiro Dias, escritor, jornalista, historiador e político monárquico regenerador, deputado, exilou–se no Brasil depois do 5 de Outubro e aí publicou o seu primeiro livro Cenários, membro fundador da Academia Portuguesa de História e sócio da Academia de Ciências e da Academia Brasileira de Letras, atividade literária produzida, ‘Paixão de Maria do Céu’, ‘As Inimigas’ e ‘Entre Precipícios’. Faleceu em 19/10/1941.

1910 – Faleceu em consequência da febre tifóide, em Londres, Florence Nothingalesepultada em Saint Margaret of Antioch Churchyard, East Wellow, Hampshire. Neste dia é comemorada como “testemunha profética” a festa litúrgica da Comunidade Anglicana.

1923 – Inauguração do Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

1940 – Começou a Batalha da Inglaterra, com o bombardeamento alemão do território inglês, a tentativa de aniquilar a força aérea inglesa foi ineficaz e os nazistas foram derrotados.

1945 – O Congresso Mundial Sionista exigiu a entrada de um milhão de judeus na Palestina.

1946 – Morreu com um cancro hepático, em Londres, Herbert George Wells, com 79 anos, considerado o pai da ficção científica.

1955 – José Travassos, jogador de futebol do Sporting Clube de Portugal, o primeiro português a integrar uma seleção europeia, daí derivando a alcunha de Zé da Europa.

1959 – Incêndio na Igreja de São Domingos, em Lisboa.

1960 – Declarada a independência da República Centro–Africana.

1961 – Iniciada a construção do Muro de Berlim, junto às Portas de Brandeburgo, pretendo o governo da República Democrática da Alemanha, com a sua construção evitar a fuga de cidadãos do leste para o ocidente, o muro teve 110 kms de comprimento (10/11/1989).

1964 – Executados no Reino Unido os últimos condenados à morte.

1996 – Faleceu com uma embolia pulmonar, em Lisboa, António Sebastião Ribeiro de Spínola.

1998 – Os bancos suíços aceitaram indemnizar o Congresso Mundial Sionista pelo ouro depositado pelos nazis nos seus cofres, durante a II Grande Guerra Mundial.

Os comentários estão fechados.