ACONTECEU A 10 DE SETEMBRO DO ANO …

ODIVELAS ASSINA ACORDO COM O PLANO NACIONAL DE LEITURA
9 Setembro, 2020
LOURES – OS VERDES EXIGEM REATIVAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE
10 Setembro, 2020

ACONTECEU A 10 DE SETEMBRO DO ANO …

Sissi Imperatriz austro-húngara assassinada a 10 de Setembro de 1898

A 10 de de Setembro de 1898, foi assassinada em Genebra na Suíça, a Imperatriz austro-hungara Sissi.  O assassino, Luigi Lucheni, anarquista, foi condenado a prisão perpétua e acabou por se enforcar na sua cela na prisão em 1910.

422 – Foi designado o Papa Celestino I, 43º papa, que sucedeu ao Papa Bonifácio I.

1509 – Terramoto de Istambul provoca cerca de 10 000 mortos e destrói mais de 1.000 casas e de 109 mesquitas.

1547 – O exército inglês sob as ordens de Edward Seymour derrotou os escoceses na Batalha de Pinkie Cleugh, para forçar o contrato de casamento entre o filho do Rei Henrique VII que tinha dez anos com Maria filha dos reis escoceses que tinha cinco anos de idade, os escoceses conseguiram fugir com a menina para França evitando o casamento.

1586 – Incumbido pelo Papa Xisto V, o arquiteto Domenico Fontana, erigiu o famoso Obelisco de Heliópolis, na praça de S. Pedro, em Roma, que devido à sua altura e peso foi considerado um prodígio de técnica mecânica.

1721 – Fim da grande guerra do norte entre a Rússia e a Suécia, celebrado pelo Tratado de Nystad. 

1756 – Criada a Junta Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, por alvará do Rei D. José I. 

1810 – Os regentes do reino mandaram prender trinta maçons, na Torre de Belém, posteriormente enviados para os Açores, entre os quais, José Aleixo Falcão Vanzeller, André Morais Sarmento, Abrantes e Castro, Jácome Ratton, Domenico Pellegrini, Sebastião José Sampaio de Melo e Castro, frei Francisco de Santana, Vicente José Ferreira Cardoso da Costa, Manuel Alves do Rio Sénior e o senhor de Pancas.

 1836 – Restabelecida em Portugal a constituição de 1822, vitória setembrista e que levou à formação dum governo liderado por José da Gama Carneiro e Sousa, Conde de Lumiares, com Passos Manuel, que substituiu António Severim de Noronha, duque da Terceira, marquês e conde de Vila–Flor, como primeiro–ministro de Portugal.

1846 – Foi patenteada por Elias Howe, de Spencer, Massachussets, a máquina de costura manual.

1898 – Morreu assassinada em Genebra, a Imperatriz Sissi, austro-húngara, pelo anarquista italiano Luigi Lucheni, que foi condenado a prisão perpétua e acabou por se enforcar na cela em 1910.

1900 – Sai o primeiro número da ‘A Lanterna’, anticlerical e de combate, dirigida por França Borges. 

1911 – As potências europeias reconheceram a república portuguesa, devido à ação do embaixador de Portugal em Londres, Manuel Teixeira Gomes.

1913 – Inaugurada a estrada pavimentada chamada de Lincoln Highway, a primeira a estabelecer a ligação entre as costas leste e oeste dos E.U.A.

1919 – Entrou em vigor o Tratado de St. Germain, extinguindo o império austro–húngaro.

1935 – Tentativa revolucionária abortada, por elementos nacional–sindicalistas e reviralhistas, liderada por Rolão Preto, apoiante e colaborador de Primo de Rivera, durante a guerra civil espanhola, apoiou os nacionais da rádio Sevilha, que pretendiam forçar Carmona a demitir Salazar, foram efetuadas prisões, Mendes Norton foi desterrado para Cabo Verde, no dia seguinte, Salazar publicou uma nota oficiosa, onde afirmou que este movimento uniu “(..) indivíduos dos antigos partidos, militares demitidos das velhas revoluções e elementos das chamadas direitas (..)”.

1939 – Fim da Batalha de Wizna, episódio ocorrido durante a invasão da Polónia, com a vitória alemã sobre as tropas polacas.

1974 – Portugal reconheceu a independência da Guiné–Bissau.

1977 – Hamida Djandoubi foi a última vítima de execução por guilhotina na França.

1979 – Faleceu com cancro no fígado em Luanda, António Agostinho Neto. 

1993 – Faleceu em Lisboa, José Henrique de Azeredo Perdigão.

1996 – A O.N.U. aprovou o tratado de proibição de ensaios nucleares.

2002 – A Suíça foi admitida como estado membro da O.N.U.

2005 – Foi descoberto o satélite natural de Éris, Disnomia.

Os comentários estão fechados.