TRIATLETAS SOLIDÁRIOS COM REDE DE EMERGÊNCIA ALIMENTAR
10 Julho, 2020
FOTÓGRAFO FERNANDO PEREIRA MORTO HÁ 35 ANOS NO ATENTADO DOS SERVIÇOS SECRETOS FRANCESES CONTRA EMBARCAÇÃO DO GREENPEACE
10 Julho, 2020

ACONTECEU A 10 DE JULHO DO ANO …

Fernando Pereira Fotógrafo, vítima do atentado à bomba por agentes secretos franceses, ao navio Rainbow Warrior da Greenpeace, no dia 10 de Julho de 1985.

ACONTECEU A 10 DE JULHO DO ANO …

1499 – O navegador português Nicolau Coelho retorna a Lisboa, após ter participado da expedição de Vasco da Gama que dobrou o Cabo da Boa Esperança e descobriu o caminho marítimo para a Índia.

1509 – Nasceu em Noyon, Picardia, Giovanni Calvino, advogado, teólogo, reformador protestante na Suíça francófona, fez os seus estudos filosóficos, teológicos e humanistas em Paris, Orléans e Bruges, criou uma nova ordem eclesiástica protestante, designada por calvinistas, conseguindo em 1549 um acordo com os protestantes de Zurique, escreveu importante obra sobre a Bíblia e a sua obra básica ‘Institutio Religionis Christianae’. Faleceu em 27/5/1564.

1780 – Nasceu no Rio de Janeiro, Januário da Cunha Barbosa, cónego, autor em 1822 do primeiro hino maçónico, partiu em missão maçónica para Minas Gerais para promover o rei D. Pedro como Imperador, preso no Rio de Janeiro, deportado para Havre, donde partiu para Paris e Londres, onde imprimiu seu poema Niterói, ilibado, foi deputado, diretor da tipografia nacional, fundou o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, diretor da Biblioteca Nacional,. Faleceu em 22/2/1846.

1859 – O Big Ben soou pela primeira vez a assinalar as horas, em Londres.

1871 – Nasceu em Auteuil, Marcel Proust, escritor francês, salientou–se em, ‘À Procura do Tempo Perdido’, ‘A Prisioneira’, ‘Sodoma e Gomorra’ e ‘Tempos Encontrados’. Faleceu em 18/11/1922.

1913 – Foi suprimida a embaixada portuguesa junto da Santa Sé.

1923 – Dissolvidos os partidos não fascistas, em Itália.

1938 – Howard Hugues deu a volta ao Mundo de avião, em 91 horas.

1962 – Testado o primeiro satélite de telecomunicações, o Telstar I, pelos EUA.

1965 – Proclamada a independência das Bahamas.

1973 – O jornal inglês The Times revelou o massacre de Wiriyamu, em Moçambique, em que forças e comandos helitransportados, liderados pela P.I.D.E./D.G.S. perpetraram este massacre sobre populações civis indefesas em Wiriyamu e Juwau, tendo matado todos os seus habitantes, em 16/12/1972, ao tempo em que Kaúlza de Arriaga, era comandante–chefe das forças armadas nesta colónia portuguesa.

1985Os serviços secretos franceses afundaram o barco ‘Rainbow Warrior’ do grupo pacifista e ecologista ‘Greenpeace’, em Auckland, na Nova Zelândia causando a morte do fotógrafo português Fernando Pereira que se encontrava no interior do navio da Greenpeace, atracado em Auckland, na Nova Zelândia.

O Rainbow Warrior tinha como destino o Atol Moruroa, uma ilha no Pacífico Sul da Polinésia Francesa, onde França estava a planear uma série de testes nucleares.

Depois de se terem feito passar por turistas suíços para visitar o navio, que estava aberto ao público, uma equipa de 12 agentes franceses fez explodir duas bombas quando a maioria da tripulação estava ainda a dormir.

A primeira bomba provocou um grande buraco no casco do navio e a segunda explodiu precisamente quando o fotógrafo português regressou ao barco para ir buscar as suas câmaras.

Fernando Pereira, na altura com 35 anos de idade, ficou preso na cabine e acabou por morrer dentro do navio afundado.

1995 – O Papa João Paulo II em carta dirigida às mulheres pediu desculpa pública em nome da Igreja Católica, pelo papel desempenhado na opressão das mulheres ao longo da história.

2004 – Morreu de ataque cardíaco em Lisboa, Maria de Lourdes Ruivo da Silva Pintasilgo, a primeira mulher a exercer o cargo de Primeiro Ministro em Portugal.

 

 

Os comentários estão fechados.