ACONTECEU A 7 DE AGOSTO DO ANO…
9 Agosto, 2020
CDU-REAQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS NOS BAIRROS SOCIAIS DE SANTA MARIA
11 Agosto, 2020

ACONTECEU A 10 DE AGOSTO DO ANO …

Ernesto Melo Antunes um dos estrategas da Revolução dos Cravos

A 10 de Agosto de 1999 , morreu  Ernesto Augusto Melo Antunes.

Foi um dos estrategas da Revolução dos Cravos, tendo sido o redactor principal, em Março de 1974, do documento O Movimento das Forças Armadas e a Nação, o primeiro texto de conteúdo claramente político do Movimento dos Capitães. De seguida foi co-autor do programa do MFA, pertencendo à sua comissão coordenadora depois do 25 de Abril de 1974.

Foi ministro sem pasta do II Governo Provisório, liderado por Vasco Gonçalves, e assumiu a pasta dos Negócios Estrangeiros nos IV e VI Governos provisórios, de Vasco Gonçalves e Pinheiro de Azevedo, respetivamente. Negociou a independência da Guiné-Bissau e integrou o Conselho dos Vinte, o Conselho da Revolução e o Conselho de Estado. Notabilizou-se ainda por ter participado ativamente na elaboração do Programa de Acção Política e Económica, em Dezembro de 1974, e do Documento dos Nove, em Agosto de 1975, conhecido como “Documento Melo Antunes”, por dele ter sido o primeiro subscritor.

612 a. C. – Foi morto o imperador assírio Sinsharishkun, a sua capital Nínive foi arrasada.

654 – Foi designado o Papa Eugénio I.

1415 – A armada portuguesa do Rei D. João I, atravessou o estreito de Gibraltar, atingindo as águas de Ceuta.

1492 – Foi eleito o Papa Alexandre VI.

1511 – Afonso de Albuquerque conquistou Malaca.

1519 – Fernão de Magalhães partiu de Sevilha para a sua viagem de circum–navegação.

1653 – Novo embate entre as frotas na Batalha de Scheveningen que seria a última da primeira guerra anglo–holandesa.

1715 – Editada a publicação semanal ‘Gazeta de Lisboa’ que se manteve até 1741.

1792 – Com a Tomada das Tulleries, foi proclamada a república francesa.

1809 – Proclamada a independência do Equador.

1810 – Nasceu em Piemonte, Turim, Camilo Benso, Conde de Cavour, político, iniciador da unidade italiana, fundou em 21/12/1847 o jornal diário ‘Il Risorgimento’, ministro e presidente até à morte, defendeu a liberdade ndividual, liberdade de imprensa e de cultos, combateu o clero, cuja influência limitou, arrebatou às ordens religiosas o monopólio do ensino, a sua prinicpal obra foi a unidade italiana, conseguindo a anexação da Toscana, Modena, Parma, Nápoles, Sicília e parte dos estados pontifícios. Faleceu em 6/6/1861.

1821 – Missouri torna–se o 24.º dos E.U.A.

1846 – Nasceu em Ixelles, Eugène Félicien Albert Goblet d’Alviella, político liberal, senador, militar, patriota, historiador, professor de história das religiões e reitor da Universidade Livre de Bruxelas, formado em direito, filosofia, ciência política e letras, prestou relevantes serviços na constituição política do seu país, foi senador e ministro, o título de Conde d’Alviella foi–lhe conferido por D. Maria I, rainha de Portugal, escreveu, ‘La Migration des Symboles’ e ‘Les Origines du Grade de Maitre’, doutor honoris causa pelas universidades de Glasgow e Aberdeen e presidente da Academia real da Bélgica. Faleceu em 9/9/1925

1868 – Nasceu em Gouveia, Pedro do Amaral Botto Machado, capitão e proprietário, promoveu o progresso em Gouveia, luz elétrica, fontes, escolas e sanatórios, participou no 31 de Janeiro, republicano e deputado. Faleceu em 31/10/1921.

1893 – Rudolf Diesel realizou com êxito o primeiro teste com um motor de combustão.

1910 – O Japão anexou a Coreia.

1912 – Nasceu em Ferradas, Itabuna, Baía, Jorge Amado de Faria, escritor brasileiro, vulto da literatura lusófona e mundial, formado em direito, comunista, censurado e combatente contra as ditaduras do seu país, foi um grande amigo de Portugal, que visitou inúmeras vezes, vasta obra publicada, caracterizando o povo, ‘Capitães da Areia’, ‘Dona Flor e seus Dois Maridos’, ‘O País do Carnaval’ ‘Gabriela Cravo e Canela’. Faleceu em 6/8/2001.

1913 – A segunda guerra dos Balcãs terminou com a assinatura do Tratado de Bucareste, entre a Grécia, Sérvia, Montenegro e Roménia.

1966 – A nave Orbiter I foi lançada ao espaço nos E.U.A. e foi o primeiro satélite a orbitar a Lua.

1975 – Afastados do Conselho da Revolução os oficiais subscritores do Documento dos Nove, reclamando a implantação duma democracia ocidental em Portugal, agudizando o conflito social, político e militar, que se vinha desenrolando, de caráter revolucionário popular, formavam o grupo, Canto e Castro, Costa Neves, Franco Charais, Melo Antunes, Pezarat Correia, Sousa e Castro, Vasco Lourenço, Vítor Alves e Vítor Crespo, mas o manifesto foi ainda assinado por Costa Brás, Fisher Lopes Pires, Garcia dos Santos, Ramalho Eanes, Rocha Vieira, Salgueiro Maia, e outros membros das forças armadas.

1983 – Faleceu de ataque cardíaco em Lisboa, José Baptista Pinheiro de Azevedo.

1999 – Morreu de cancro em Lisboa, Ernesto Augusto Melo Antunes.

Os comentários estão fechados.