ACONTECEU A 30 DE JUNHO DO ANO …
30 Junho, 2020
CDU LOURES NÃO SE CONFORMA COM FALTA DE DIÁLOGO DO GOVERNO SOBRE OS APOIOS ÁS IPSS DO CONCELHO
1 Julho, 2020

ACONTECEU A 1 DE JULHO DO ANO… 

A 1 de Julho de 1944 – Nasceu em Castelo de Vide, Fernando José Salgueiro Maia, membro do M.F.A., em 25 de Abril, comandou a coluna de carros de combate vinda de Santarém, fez um cerco aos ministérios no Terreiro do Paço e forçou a rendição de Marcelo Caetano no Quartel do Carmo.

Frase da semana: Os cães ladram… a caravana passa!

Um sábio ditado árabe diz que apesar de os cães ladrarem, a caravana segue o seu caminho, ou seja, nada irá impedir que a caravana siga o seu rumo.

A expressão significa que se devem ignorar as provocações que possam impedir o progresso e esquecer críticas que não sejam construtivas.

 1 de julho – Dia Internacional das Cooperativas

ACONTECEU A 1 DE JULHO DO ANO…

1791 – Fundado o Banco da América do Norte.

1833 – Instalada uma barraca carbonária em Angra do Heroísmo que durou até julho e dominada por saldanhistas, a que se seguiram instalações de outras barracas no Porto, e na cidade da Horta, todas membros da Sociedade Keporática ou dos Jardineiros.

1835 – Começou a ser aplicada, na indústria em Portugal, a máquina a vapor.

1847 – Num trabalho de parto, foi pela primeira vez utilizado o anestésico clorofórmio pelo médico inglês James Young Simpson.

1874 – A Dinamarca promoveu na Islândia um governo próprio com um parlamento proporcional.

1875 – Sublevações na Bósnia e na Herzegovina contra a soberania turca do império otomano.

1883 – Fundou–se em Lisboa o Asilo e Escola Filipa de Vilhena, para raparigas, pela Grande Loja dos Maçons Antigos e Livres e Aceitos de Portugal, obediência que se extinguiu em 1884 e cujo Grão-Mestre era José Dias Ferreira.

1889 – Crise entre a Itália e o Vaticano.

1908 – A Carbonária passou a ser dirigida por uma Alta Venda constituída por Luz de Almeida, Machado Santos e António Maria da Silva, o primeiro considerado altamente eficaz na organização dos bombistas.

1909 – A Federação Operária de Lisboa organizou em Lisboa e no Porto, o 1.º Congresso Nacional Operário, que contou com a participação de numerosos sindicatos e associações de classe, centros socialistas e cooperativas, tendo sido designadamente discutidas a questão das 8 horas de trabalho, as relações entre o movimento cooperativo e a organização sindical, as medidas de proteção das crianças e das mulheres no trabalho. O Congresso foi marcado pelas divergências entre socialistas e sindicalistas revolucionários, que acabaram por abandonar a reunião.

1941 – Publicado o segundo número do jornal clandestino do PCP, ‘O Militante’, cujo primeiro número se desconhece a data mas se indica ter sido em 1933.

1097 – Na primeira grande batalha da primeira cruzada, a Batalha da Dorileia, os cruzados derrotaram os turcos que bateram em debandada.

1646 – Nasceu em Leipzig, Gottfried Wilhelm Leibniz, filósofo e matemático alemão, na área da matemática desenvolveu o cálculo diferencial e integral, vasta obra filosófica, antes de Kant, a sua metafísica era a principal corrente nas universidades alemãs, o seu sistema era pluralista, racionalista, otimista e postulou um paralelismo psicofísico na sua doutrina de harmonia pré–estabelecida, superando o problema da interação de Descartes. Faleceu em 14/11/1716.

1722 – Luíza de Jesus foi executada por enforcamento em Portugal, a última mulher condenada à pena de morte. Confessou ter asfixiado 28 crianças mas apareceram os corpos de 33 das 34 desaparecidas.

1744 – Auto de Fé da inquisição de Lisboa, em que João Francisco Xavier, preso por ser maçon, foi obrigado a abjurar a religião protestante para se salvar.

1800 – Morreu em Nova Iorque, Charles Goodyear, pobre e cheio de dívidas.

1853 – Começou a ser utilizado em Portugal o selo postal.

1863 – Começou a Batalha de Gettysburg ponto de viragem da guerra civil norte-americana, que terminou dia 4, em que o exército de Potomac, sob o comando de George Meade, derrotou o exército da Virgínia do Norte de Robert Lee, na batalha mais sangrenta da guerra civil norte-americana e de toda a história dos E.U.A.

1867 – O Rei D. Luís aboliu oficialmente a pena de morte para crimes civis em Portugal, aplicada ao Ultramar por decreto de 9/6/1870, proposta por Aires de Gouveia, maçon, esta iniciativa geralmente considerada por uma das maiores conquistas feitas pela maçonaria portuguesa, destacaram–se nessa luta, entre outros, Francisco Freire de Melo, ateu e liberal, José Liberato Freire de Carvalho, maçon, Manuel José Mendes Leite, Passos Manuel, maçon, António Aires de Gouveia, futuro bispo de Betsaida e arcebispo de Calcedónia, maçon, Mendes Leal, Levi Maria Jordão, Augusto César Barjona de Freitas e António Xavier Correia Barreto, maçon, não se sabe se foram igualmente maçons outros defensores da abolição da pena de morte, tais como Francisco António Fernandes da Silva Ferrão e Gaspar Pereira da Silva, a abolição da pena de morte fez–se em três etapas: na primeira, para os crimes políticos, ato adicional à carta constitucional, de 5/7/1852, artº 16°; na segunda, para os crimes civis (lei de 1/7/1867; artº 1°; aplicada ao Ultramar por decreto de 9/6/1870, artº 1°); e na terceira, para os crimes militares (decreto–lei do governo provisório de 16/3/1911, artº 3°).

1867 – Aprovado o primeiro código civil português, da autoria do Visconde de Seabra, que entrou em vigor em 22/3/1868.

1876 – Faleceu num hospital em Berna, Mikhail Alexandrovich Bakunin, maçon russo, foi sepultado no túmulo 68, no bloco 9 201, no cemitério de Bremgarten, Berna, o seu túmulo, mantido graças às doações de um suíço anónimo, é visitado por anarquistas vindos de todo o mundo. Segundo o diretor, não é incomum que, em algumas noites, grupos de jovens entrem no cemitério e se reúnam para beber junto ao túmulo de Bakunin. Este túmulo permanece sendo o mais visitado daquele cemitério (30/5/1814).

1903 – Iniciou–se em Montgeron, Paris, a 1.a Volta a França em Bicicleta, com 60 ciclistas.

1906 – Fundado em Lisboa, o Sporting Clube de Portugal, pelo Visconde José de Alvalade.

1911 – Descobertas no Peru as ruínas da cidade sagrada dos incas Machu Pichu, pelo americano Hiram Bingham.

1914 – Apresentado um aparelho de emissão de imagens à distância, a que deu o nome de televisão, pelo cientista inglês Archibald Low.

1921 – Fundado o Partido Comunista Chinês.

1925 – António Maria da Silva tornou–se primeiro–ministro de Portugal, em substituição de Vitorino de Carvalho Guimarães.

1932 – Editado em Lisboa o primeiro número do jornal republicano matutino ‘O Liberal’, que se publicou até 31 de dezembro, que tinha por lema, pela liberdade, pela república, pelo povo, tendo como diretor Evaristo de Carvalho, numa segunda série, de 1/1 a 29/121933, fizeram parte do conselho político do jornal, Mário de Azevedo Gomes, Hernâni Cidade e Joaquim de Carvalho, nele tendo colaborado Brito Camacho, Henrique de Barros, Aquilino Ribeiro, António Sérgio e Armando Cortesão, entre outros.

1937 – A Inglaterra lançou o primeiro serviço telefónico para atendimento de emergências.

1944 – Nasceu em Castelo de Vide, Fernando José Salgueiro Maia, estudou na Academia Militar, serviu na guerra colonial na Guiné e em Moçambique, membro do M.F.A., em 25 de Abril, comandou a coluna de carros de combate vinda de Santarém, fez um cerco aos ministérios no Terreiro do Paço e forçou a rendição de Marcelo Caetano no Quartel do Carmo, no 25 de Novembro saiu da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, comandando um grupo de carros às ordens do presidente da república, símbolo da revolução, capitão de Abril, nunca quis nenhuma honra ou cargo, que lhe eram devidos, militar de méritos reconhecidos, dotado de uma inteligência superior e de uma coragem e lealdade invulgares, dele se diz “ter sido o melhor de entre os melhores dos corajosos e generosos militares de Abril”. Faleceu em 3/4/1992.

 

 

1937 – Início da Conferência de Bretton Woods, na qual é idealizada a criação do F.M.I. – Fundo Monetário Internacional.

1952 – Constituída a força aérea portuguesa.

1962 – Independência da Ruanda e do Burundi.

1970 – O Papa Paulo VI encontrou–se com os líderes da Frelimo, M.P.L.A. e P.A.I.G.C.

1971 – Abandono coletivo e simbólico da assembleia nacional por parte dos doze deputados da chamada ala liberal, como forma de protesto contra o voto de obstrução da maioria, que impediu que fosse discutido na especialidade um projeto–de–lei de imprensa apresentado por Sá Carneiro e Pinto Balsemão.

1972 – Os terroristas alemães Andreas Baader, Jan–Carl Raspe e Holger Meins foram capturados em Frankfurt-am-Main.

1974 – Faleceu de ataque cardíaco em Buenos Aires, Juan Domingo Péron.

1976 – Criada a região autónoma da Madeira, pela nova constituição portuguesa.

1979 – A Sony lançou o walkman, primeiro reprodutor de cassetes portátil da história, que pesava 390 gramas.

1979 – Reuniu–se pela primeira vez o parlamento europeu, sob a presidência de Simone Veil.

1991 – Denunciado e extinto o Pacto de Varsóvia.

1997 – Após 156 anos de domínio colonial inglês Hong–Kong foi devolvida à China, com seis milhões de habitantes e o 3.° centro financeiro mundial.

Os comentários estão fechados.