A BIBLIOTECA MUNICIPAL D.DINIS FAZ 20 ANOS

IPMA CONFIRMA. JÁ HÁ CAMARÃO JAPONÊS NO TEJO
13 Novembro, 2017
Infetados com Legionella volta a subir: 50 casos
13 Novembro, 2017

A BIBLIOTECA MUNICIPAL D.DINIS FAZ 20 ANOS

A Biblioteca Municipal D. Dinis vai assinalar, no dia 22 de novembro, quarta-feira o seu 20º aniversário e para isso vai apresentar  uma programação especial e diversificada. É um dia para assinalar 20 anos ao serviço da comunidade, do Livro e da Cultura

O programa e vasto:

11h00Inauguração do Jardim Metamorfoses – parceria com a Associação de Saúde Mental de Odivelas

15h00 – Espetáculo Leituras Encenadas com música ao vivo

16h00 – Inauguração da Exposição TempoLivr(o) | 10.º aniversário do projeto “Bibliófilo Vai a Casa

16h20 – Visita à Mostra Fotográfica “Memórias da nossa gente: uma fotografia, uma memória”

16h40 – Inauguração do novo espaço Biblioteca Fora d’Hor@s | Parabéns à Biblioteca

20h00 – Atuação do Coro do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores do Município de Odivelas

20h30 – Espetáculo “Histórias que me contaram”, por Susana Cecílio

A Inauguração do Jardim Metamorfoses é uma parceria com a Associação de Saúde Mental de Odivelas, em que os utentes daquela instituição, sob orientação de um técnico da biblioteca recuperam, de forma aprazível e estética, o espaço ao ar livre da biblioteca.

O Espetáculo Leituras Encenadas com música ao vivo  é uma performance da autoria e interpretação de alguns elementos da equipa da Biblioteca Municipal D. Dinis. Com duração de cerca de 1 hora, este espetáculo visa a promoção do livro e da leitura e tem por ponto de partida o programa curricular do ensino secundário da disciplina de português. Numa sessão de leituras encenadas acompanhadas por vários géneros musicais interpretados ao vivo, pretende-se promover a leitura junto dos jovens, numa abordagem divertida e descontraída.

Inauguração da Exposição TempoLivr(o) 10.º aniversário do projeto “Bibliófilo Vai a Casa, sublinha a importância de um projeto que proporciona o serviço de empréstimo domiciliário aos residentes no concelho de Odivelas, com idade igual ou superior a 65 anos e que, por condicionalismos vários, se encontram impossibilitados de frequentar a Biblioteca Municipal D. Dinis. Para assinalar o 10.º aniversário do projeto “Bibliófilo Vai a Casa”, que atualmente abrange 5 instituições e 92 participantes, esta exposição apresenta todos os trabalhos realizados ao longo do ano bem como os trabalhos elaborados especificamente para assinalar esta data, a partir de um livro selecionado pelas instituições.

A Visita à Mostra Fotográfica “Memórias da nossa gente: uma fotografia, uma memória”contempla fotografias do século XX, com incidência nas décadas de 60 a 80, período que corresponde ao grande desenvolvimento urbano da nossa região. As fotografias documentais são essenciais para o estudo e conhecimento da história de Odivelas, na medida em que constituem um testemunho da passagem do tempo, da evolução da comunidade e da própria História. São ainda essenciais para despertar memórias individuais, porque são capazes de ir ao encontro das experiências de vida, de quem as observa. Com a realização desta mostra fotográfica pretende-se assim revelar um pouco da História de Odivelas, sensibilizar para a importância da história local e da preservação do património.

Inauguração do novo espaço Biblioteca fora de hor@s | Parabéns à Biblioteca. A Biblioteca fora de hor@s, é uma zona de lazer e estudo aberta atualmente até às 23h que disponibiliza o acesso gratuito à internet, consulta de jornais, revistas e fundo documental de diversas temáticas. Este espaço, por ser muito procurado pelos leitores da biblioteca tornou-se insuficiente ao longo dos últimos anos. Neste sentido, decidiu-se recuperar o antigo bar já desativado, aumentando, em 23 lugares, a lotação deste espaço.

No espetáculo “Histórias que me contaram”, Susana Cecílio é a contadora que conta, lembra, relembra, faz um apelo à memória ancestral e, num tempo partilhado com os escutadores, faz parar o tempo.  É um serão de contos que passará por contos tradicionais e de autor.

 

 

 

Os comentários estão fechados.