50 ANOS DE “UM GRANDE SALTO PARA A HUMANIDADE”

ESTADO DO MUNICÍPIO: O QUE NINGUÉM PRECISAVA DE OUVIR
20 Julho, 2019
OPINIÃO/CRUZEIRO: FELIZMENTE, NÃO HÁ NECESSIDADE DE MARCHAR PELO ORGULHO HETEROSSEXUAL.
20 Julho, 2019

50 ANOS DE “UM GRANDE SALTO PARA A HUMANIDADE”

Primeiro homem na lua, Neil Armstrong, 1969

Há 50 anos, nas palavras de Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar a Lua, foi dado “um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade”.

A 16 de Julho de 1969, a agência espacial norte americana NASA, lançou para o espaço da estação espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Florida, um foguetão Saturno V com a nave espacial Apollo 11 tripulada por Neil Armstrong, Edwin Buzz e Michael Collins.

Quatro dias depois Neil Amstrong pisou a Lua.  O objetivo foi proposto 8 anos antes pelo Presidente John F. Kennedy, no dia 25 de maio de 1961 perante o Congresso dos Estados Unidos o líder americano quando afirmou:

“Eu acredito que esta Nação deve comprometer-se em alcançar a meta, antes do final desta década, de pousar um homem na Lua e trazê-lo de volta à Terra em segurança”.

A Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do programa e a primeira a realizar uma alunagem.

No dia 20 de Julho de 1969, Neil Armstrong, o primeiro a sair do modulo de aterragem Eagle, deu um salto de um metro do último degrau da escada até ao protetor da base do módulo. Parou no suporte por um momento, testou o chão com a ponta das suas botas, pisou o solo lunar e proferiu a famosa frase:

“É um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”.

Milhões de espetadores em todo o mundo seguiram em direto pela televisão a primeira transmissão interplanetária da história.

A missão durou oito dias e atingiu o pico de audiência com as duas horas e quarenta e cinco minutos de caminhada de Armstrong e Aldrin na Lua.

Reveja a chegada do Homem à Lua

Os comentários estão fechados.